23 de nov. de 2015

Luminosidade

Essa publicação seria originalmente em vídeo, mas achei melhor converter em texto e deixar um pouco mais recheada e poder deixar extensa, mas não cansativa.

O site "Poder da Força" abordou anteriormente um pouco sobre o assunto de forma mesclada a luminosidade e resistência da lamina. Recomendo abrir o link e ver a matéria e aí retornar aqui:


Agora que leram o artigo, vou acrescentar o meu ponto de vista com mais dados para os construtores. Lembrando que meu foco será na luz e não na resistência da lâmina, que vai ter uma curta postagem em breve.

Vou separar por tipo de material emissor de luz como segue abaixo.

Neon - Como dito na matéria, foi criada uma variação do tradicional Neon e foi utilizada por um período muito curto nas réplicas ou nos customizados inspirados. Algumas fabricantes de "estátuas" ainda o utilizam, devido a escala e custo se torna prático e com um belo resultado visual.

Nem de longe será uma recomendação, seu uso já que se tornou obsoleto.

Barra de Led - Foi o grande marco das lâminas, trazem um resultado muito fiel a produção original. Que se tenha registro, a Master Réplica foi a precursora e mãe dessa técnica que continua sendo empregada oficialmente ainda pela Hasbro em sua linha luxo Force Fx e na intermediaria Ultimate Fx.

Imagem site: waynesthisandthat

Formado por uma linha continua de Leds soldados, quando acoplado ao circuito de controle ela permite acender gradativamente a lâmina, criando aspecto que a lamina está surgindo no ar. Para mim é o que tem melhor resultado em luminosidade.

Como dito na matéria, a Hasbro criou um mecanismo de pinagem que permite a lâmina ser destacada do sabre. Dentro dos fóruns e mercado de Sabres Customizados, criou a alternativa de usar um plug P10 ou  XLR entre outras variáveis para mesmo efeito.

O processo é claramente mais trabalhoso pois tem a necessidade de criar uma cadeia de Leds, mas é o que apresenta melhor visual (tanto para lâmina fixa ou destacável), porem também se torna um dos mais frágeis.

Essa técnica foi aperfeiçoada pelo construtor de sabres Makoto Tsai, fazendo alteração no Led deixando esse espaço entre os leds inexistente, criando uma lamina de altíssimo brilho apelidada de SUPERNOVA. Recomendo ver esse vídeo abaixo mesmo estando Chinês (pelo que tentei identificar rs), é possível entender um pouco do processo do Makoto.


Essa é a minha escolha para melhor lâmina. Visualmente "real" é um sabre para se exibir rs, contudo o nível de montagem é bem complexo.

Led Único de Alto brilho - O grande achado para construção de sabres para combate, uma vez que não utiliza uma cadeia de Leds que podem se romper com seqüência de impactos. Não possui resultado luminoso tão detalhado como os Leds em cadeia, assim como efeito de acendimento progressivo é muito mais contido.

Outra grande vantagem do Led único é que temos em versão RGB. Assim com o único Led e um circuito controlador podemos ter cerca de 63 cores em um único sabre, permitindo transitar por todos lados da Força.

Imagem de BladeFx / Dorval F. Rodrigues

Entro em uma leve discordância com a publicação do Poder da Força, que se refere ao uso dele sem uso de sistema de áudio. No entanto, todas as lojas de Sabres customizados oferecem junto o circuito de áudio e são para sabres que suportam combates e encenações.

Porém concordo que para encenações e treinos não tem porque conter tantos eletrônicos e mesmo a empresa assegurando não dar problema, não está totalmente isenta de acontecer algum dano (e o custo reparo pode doer o bolso).

Essa minha recomendação é para construção nível médio de complexibilidade, quando usado único led de cor definida. Já com RGB, o nível sobe para complexibilidade altíssima, pois depende do circuito controlador e é a melhor escolha para possibilitando de uso em combate.

Eletroluminescentes (EL Wire) - Tecnologia relativamente nova que está sendo discutida se é empregada lá fora ou não, devido ainda a baixa luminosidade comparada com Led. Ainda não temos facilidade de achar esse material no mercado Brasileiro. Apresenta um ótimo resultado visual, porem um pouco mais apagado e é mais resistente que o uso dos Leds em cadeia.

Imagem site: fx-sabers

Essa pode vir futuramente ser a melhor escolha. Atualmente, só serve como informação

Fita de Led - Pode ser chamada de "jeitinho brasileiro". Essa serei obrigado a focar nos seus problemas, antes das suas poucas qualidades.

A fita foi a forma mais prática e simples de criar a lâmina. Não vejo como barata, pois metro depende da cor para definir valor em muitas lojas. Comparado com os Leds citados anteriormente é muito mais cara.

A luminosidade não tem boa dissipação por ter Leds espaçados, e dependendo do ambiente fica extremamente visível cada Led, resultado estético feio.

A vantagem fica em sua montagem, que com uma Bateria de 12v (controle de portão) ou 2 de 9v já consegue alimentar. Isso junto a um botão de ligar com trava já temos o resultado. Essa técnica ficou bem difundida devido ao video abaixo. Curiosamente, antes mesmo dele ter ido ao ar eu tinha feito o mesmo procedimento (futuramente vou detalhar pouco mais processo).


Essa é somente a minha recomendação para quem está começando, devido ao seu nível baixo de complexibilidade.

Qual escolher?

Depende muito de qual a sua necessidade e dedicação para a montagem. Não temos ainda um procedimento simples ou completo para fabricação, uma vez que ainda não temos alguns componentes para construção, como circuito de áudio ou algo mais sofisticado para o controle de luz. Atualmente podemos considerar mais a luminosidade e dificuldade e nem tanto o resultado mais fiel possível, tudo se torna muito nivelado.

No meu ponto de vista, o Led único seria o mais pratico, já com o melhor resultado a barra de Led utilizando-a com técnica da Super Nova. Deixo bem claro que há muito material dizendo o contrário, principalmente em potência de luminosidade.

- FIM -

Bem, espero que tenham gostado dessa nossa nova publicação, deixem comentários falando sobre qual assunto desejam que comentemos, para focarmos nas necessidades e curiosidades de vocês.




Nenhum comentário:

Postar um comentário