23 de nov. de 2015

Luminosidade

Essa publicação seria originalmente em vídeo, mas achei melhor converter em texto e deixar um pouco mais recheada e poder deixar extensa, mas não cansativa.

O site "Poder da Força" abordou anteriormente um pouco sobre o assunto de forma mesclada a luminosidade e resistência da lamina. Recomendo abrir o link e ver a matéria e aí retornar aqui:


Agora que leram o artigo, vou acrescentar o meu ponto de vista com mais dados para os construtores. Lembrando que meu foco será na luz e não na resistência da lâmina, que vai ter uma curta postagem em breve.

Vou separar por tipo de material emissor de luz como segue abaixo.

Neon - Como dito na matéria, foi criada uma variação do tradicional Neon e foi utilizada por um período muito curto nas réplicas ou nos customizados inspirados. Algumas fabricantes de "estátuas" ainda o utilizam, devido a escala e custo se torna prático e com um belo resultado visual.

Nem de longe será uma recomendação, seu uso já que se tornou obsoleto.

Barra de Led - Foi o grande marco das lâminas, trazem um resultado muito fiel a produção original. Que se tenha registro, a Master Réplica foi a precursora e mãe dessa técnica que continua sendo empregada oficialmente ainda pela Hasbro em sua linha luxo Force Fx e na intermediaria Ultimate Fx.

Imagem site: waynesthisandthat

Formado por uma linha continua de Leds soldados, quando acoplado ao circuito de controle ela permite acender gradativamente a lâmina, criando aspecto que a lamina está surgindo no ar. Para mim é o que tem melhor resultado em luminosidade.

Como dito na matéria, a Hasbro criou um mecanismo de pinagem que permite a lâmina ser destacada do sabre. Dentro dos fóruns e mercado de Sabres Customizados, criou a alternativa de usar um plug P10 ou  XLR entre outras variáveis para mesmo efeito.

O processo é claramente mais trabalhoso pois tem a necessidade de criar uma cadeia de Leds, mas é o que apresenta melhor visual (tanto para lâmina fixa ou destacável), porem também se torna um dos mais frágeis.

Essa técnica foi aperfeiçoada pelo construtor de sabres Makoto Tsai, fazendo alteração no Led deixando esse espaço entre os leds inexistente, criando uma lamina de altíssimo brilho apelidada de SUPERNOVA. Recomendo ver esse vídeo abaixo mesmo estando Chinês (pelo que tentei identificar rs), é possível entender um pouco do processo do Makoto.


Essa é a minha escolha para melhor lâmina. Visualmente "real" é um sabre para se exibir rs, contudo o nível de montagem é bem complexo.

Led Único de Alto brilho - O grande achado para construção de sabres para combate, uma vez que não utiliza uma cadeia de Leds que podem se romper com seqüência de impactos. Não possui resultado luminoso tão detalhado como os Leds em cadeia, assim como efeito de acendimento progressivo é muito mais contido.

Outra grande vantagem do Led único é que temos em versão RGB. Assim com o único Led e um circuito controlador podemos ter cerca de 63 cores em um único sabre, permitindo transitar por todos lados da Força.

Imagem de BladeFx / Dorval F. Rodrigues

Entro em uma leve discordância com a publicação do Poder da Força, que se refere ao uso dele sem uso de sistema de áudio. No entanto, todas as lojas de Sabres customizados oferecem junto o circuito de áudio e são para sabres que suportam combates e encenações.

Porém concordo que para encenações e treinos não tem porque conter tantos eletrônicos e mesmo a empresa assegurando não dar problema, não está totalmente isenta de acontecer algum dano (e o custo reparo pode doer o bolso).

Essa minha recomendação é para construção nível médio de complexibilidade, quando usado único led de cor definida. Já com RGB, o nível sobe para complexibilidade altíssima, pois depende do circuito controlador e é a melhor escolha para possibilitando de uso em combate.

Eletroluminescentes (EL Wire) - Tecnologia relativamente nova que está sendo discutida se é empregada lá fora ou não, devido ainda a baixa luminosidade comparada com Led. Ainda não temos facilidade de achar esse material no mercado Brasileiro. Apresenta um ótimo resultado visual, porem um pouco mais apagado e é mais resistente que o uso dos Leds em cadeia.

Imagem site: fx-sabers

Essa pode vir futuramente ser a melhor escolha. Atualmente, só serve como informação

Fita de Led - Pode ser chamada de "jeitinho brasileiro". Essa serei obrigado a focar nos seus problemas, antes das suas poucas qualidades.

A fita foi a forma mais prática e simples de criar a lâmina. Não vejo como barata, pois metro depende da cor para definir valor em muitas lojas. Comparado com os Leds citados anteriormente é muito mais cara.

A luminosidade não tem boa dissipação por ter Leds espaçados, e dependendo do ambiente fica extremamente visível cada Led, resultado estético feio.

A vantagem fica em sua montagem, que com uma Bateria de 12v (controle de portão) ou 2 de 9v já consegue alimentar. Isso junto a um botão de ligar com trava já temos o resultado. Essa técnica ficou bem difundida devido ao video abaixo. Curiosamente, antes mesmo dele ter ido ao ar eu tinha feito o mesmo procedimento (futuramente vou detalhar pouco mais processo).


Essa é somente a minha recomendação para quem está começando, devido ao seu nível baixo de complexibilidade.

Qual escolher?

Depende muito de qual a sua necessidade e dedicação para a montagem. Não temos ainda um procedimento simples ou completo para fabricação, uma vez que ainda não temos alguns componentes para construção, como circuito de áudio ou algo mais sofisticado para o controle de luz. Atualmente podemos considerar mais a luminosidade e dificuldade e nem tanto o resultado mais fiel possível, tudo se torna muito nivelado.

No meu ponto de vista, o Led único seria o mais pratico, já com o melhor resultado a barra de Led utilizando-a com técnica da Super Nova. Deixo bem claro que há muito material dizendo o contrário, principalmente em potência de luminosidade.

- FIM -

Bem, espero que tenham gostado dessa nossa nova publicação, deixem comentários falando sobre qual assunto desejam que comentemos, para focarmos nas necessidades e curiosidades de vocês.




14 de nov. de 2015

Traje Jedi ou Sith - Faça você mesmo




Para alguns não basta um sabre em mãos. Muitos desejam um traje completo.

Frequento eventos hoje apelidados de "cultura pop" a muitos anos. Desde o segundo que participei em meados de 1998, já entrava a onda de ir com alguma caracterização, com o passar do tempo, fui mudando para por fim utilizar "roupa do dia-a-dia" - muito pelo fator das caraterizações começarem a virar algo sério, com grande produção e que dependiam de tempo e dinheiro (ambos eram algo que eu não possuía).

Muitos anos se passaram e minha freqüência em eventos foi sumindo. Até que em 2013 surgiu um tal de "Dia do Fã". Nome estranho, de algo que eu nunca tinha ouvido falar, mas nada que o Google não respondesse. Inicialmente, a informação que tinha era que seria um encontro de Fãs de Star Trek, mas vi que abrangia uma serie de grupos de Ficção, Filmes, Series e referência a Quadrinhos. Entre os tantos títulos que gostava, ali estava Star Wars. Foi o passo inicial para minha retomada de ir a um evento trajado de algo baseado no universo que gostava.

Comecei as pesquisas para a montagem do primeiro visual. Pelo curto tempo que tinha, utilizei coisas que já tinha em casa, somente mandando fazer o "Robe" (e posteriormente fiz as outras peças).

Hoje venho compartilhar os link's e guias para construção de trajes que na época me foram muito úteis. 

Todo o conteúdo está em Inglês, mas são bem ilustrados e é possível entender facilmente. Com os desenhos em mãos e um pouco de explicação qualquer costureira consegue fazer. No entanto, se quiser alguém mais especializado você pode consultar nossa base de dados ou o Conselho mais próximo para saber se tem algum responsável oficial para os trajes.

- Por Onde Começar? - 

Acho que o ponto inicial é ver se você vai partir para construção de uma roupa de um personagem existente no universo ou se vai criar o seu próprio.

As orientações abaixo são focadas principalmente em personagens originais ou com referencia aos já existentes (chamados "canônicos"). Lembrando: aqui só estamos abordado Jedi e uma base genérica para Sith, as demais "espécies" não temos como foco até o momento.

Definido se é original ou não, partimos para a pesquisa de referencias. Uma ótima dica para isso é o Twin Roses Designs, que é uma loja estrangeira para trajes de época e também universo fantástico. Alem deles, o site internacional do Rebel Legion (lembrando que existe também versão brasileira, mas ainda sem a base de dados) tem uma boa base de referencias para Jedi e no fórum da mesma podem-se encontrar dados extras sobre reprodução e personagens existentes.

Obs.1: Para ser aceito nos grupos autorizados ao uso da imagem e trajes dos personagens de Star Wars, nas vestes não são permitidos zíperes aparentes, uso de cadarços (tanto em calçados como vestes tipo corseletes) e nem saltos. 

- Base de cores - 

Para não ficar perdido na hora criar seu personagem original seguem aqui dois exemplos de guia de cores a serem aplicados dando um melhor resultado. 



(Curiosidade: o esquema para o traje azul, foi feito com base em um Jedi Brasileiro, que foi um dos primeiros a utilizar esta cor e conseguir credenciamento pela Rebel Legion.)

- Partes Do Traje -

As roupas são separas em uma média 6 peças totais (mais acessórios), como segue abaixo: 

- Robe - 




Encontrei uma grande variedade de guias, mas o melhor é do The Jedi Assembly, que tem um PDF bem detalhado para melhor ilustrar o processo; abaixo o link do Rebel Legion com varias fotos do processo:



Cuidado com tipo de tecido, por mais que os mais finos sejam mais confortáveis ao nosso clima se o tecido não tiver peso o capuz não vai permanecer sobre a cabeça, qual quer batida de vento ou andar ele vai se movimentar até cair. Uma gambiarra para resolver isso fazer todo Robe em tecido leve depois revestir apenas o capuz criando peso apenas nele.

Obs.2: O Robe trilogia clássica tem o capuz bicudo, já da prequel é arredondando, os guias acima trabalham com molde arredondado

- Tabards e Obi - 



São as peças mais simples, mas as mais chatas de se fazer, pois cada um dos tutoriais ensina uma forma de prender a roupa todas de forma diferente. A minha mesmo já modifiquei duas vezes. Outra questão é que como pode ser visto aqui, na parte de traz existem dois modelos de Tabards, alem de uma variação sentido de cada parte como vão ver nas referencias: 



O Obi também tem duas variações, a forma tradicional como descrita pelo Jedi Assembly, porem a quem faça um retângulo com velcros (forma que uso). Se está fazendo roupa 100% baseada personagem existente deve seguir a primeira, caso seja um traje original deixe seguir a imaginação.

Ambas peças devem conter a mesma largura





- Tunica Externa -




Há uma variação no corte da peça, mas não foge muito. Mais uma vez o Jedi Assembly traz um guia já em PDF e para ir mais a fundo, um tutorial do Rebel Legion que abrange tanto a túnica externa como outros detalhes do traje:

Detalhe importante a manga quando reta deve chegar a altura da mão fechada, pouca coisa menor. 



- Tunica Interna - 


Para mim, essa técnica aqui é a melhor para a solução da túnica interna. Há quem faça ela do zero também, porem irei focar apenas nesta mais pratica: 


Vale ressaltar que a Rebel Legion aceita trajes em que esta túnica interna não tenha mangas, dando a opção até mesmo de fazer um falso colarinho preso a qualquer camisa, mas para ser aprovado obrigatoriamente a externa tem que ter as mangas longas. 

- Calças - 

Até é possível encontrar tutorias sobre elas, mas é um item que pode ser utilizado qualquer uma. Entre os modelos disponíveis, as calças de corte social dão um resultado melhor. Para tecido, há quem indique algodão para ficar confortável na bota. 

- Acessórios - 

Este item não será abordado por completo, pois são os mais complexos: 

- Botas - 

Não temos nada claro sobre elas, ou indicação de uma loja que trabalhe com modelos no estilo da saga. Inicialmente o que se tem como regra é serem cano longo (meio da canela), nas cores preta ou marrom, sem fivelas ou zíper aparentes, como já dito antes sem saltos, alguns grupo não permite sejam de plástico. 

- Sabre de Luz -

Este item será abordado aos poucos no decorrer de todo o blog. 

- Cintos -

Quem tem normalmente tem os importados; alguns poucos são criados em couro ou com outros materiais. Dentro do Fórum do Rebel Legion tem um guia completo para ser feito em couro, mas não encontrei alguém que encarasse o desafio de confeccionar em nossas terras. Das versões genéricas, encontrei este abaixo de amostra: 


Lembrando que o modelos da trilogia clássica e da prequel são diferentes: o primeiro é algo mais simples enquanto o segundo é um cinto de utilidades (Batman mandou lembranças rs). Por esse aspecto e por ser uma "era" (na falta do universo expandido não mais oficial) que tínhamos mais Jedis e Siths, muitos dão escolha para versão da prequel.


Obs.3: Os cintos possui pequenos pinos de metal total de 4 pares distribuídos de forma espaçadas, la fora esses pinos são chamados de "Sam Brown", já aqui no brasil o nome muda bastante sendo o nome técnico "Carrapeta" porem a lojas que vendem como "puxadorzinho" ou até mesmo "pezinho", da duvida peque máximo de imagem da internet, leve contigo para realizar a compra (em minha cidade de 8 lojas só uma tinha)

- Conclusão - 

Uma ultima dica é do SithNet que aborda em espanhol todos itens ditos aqui. Está bem ilustrado também e contem referencias e dicas para partes das roupas, como encobrir as botas com as tiras usadas na trilogia e na prequel e medidas para os porta "trecos" do cinto de utilidades. 

Todos os itens aqui dão base tanto para trajes inspirados como reprodução de personagens. Com isto em mãos, pode-se iniciar por conta a fabricação tendo as ferramentas e habilidades necessárias ou imprimir os guias e referencias e levar a uma costureira. 

Obs.4: Não estou indicando tecidos para todos itens, pois não entendo nada disso; não me apeguei também aos usados la fora devido ao nosso clima ser bem diferente. Com isso, acho que fica melhor só atentar as cores e deixar o tipo de tecido que mais lhe agradar.

Update: Existe mais uma matéria abortando mesmo assunto em português feito pelo Star Wars The Universe segue link para conferir:


A parte dos Tabards no material deles diferente do colocado aqui sendo que lá estão cruzados e aqui seguem com fachas independente.