Anteriormente apresentamos orientações para uso de Led em Cadeia, que traz um resultado visual muito bonito, porém com um alto nível de trabalho e se tornando delicado para combate.
As informações que trazemos hoje não são regras, mas orientações retiradas dos projetos internacionais e nacionais para sabre de combate e treino. Em sua grande maioria são sempre as mesmas encontradas como base em qualquer material para construção de sabres.
Informações Gerais:
Assim como temos costume de falar Xerox quando nos referimos a copia de documentos e Jet Ski para uma moto aquática, existe o mau costume de chamar o Led de Alta Potência por Cree, porem assim como ocorre nos anteriores Cree é uma marca de Led e não modelo.
A Cree Inc. foi precursora nos estudos e desenvolvimento deste tipo de Led, porem não é única detentora principalmente devido a seu programa de licenciamento por propriedade intelectual, ajudando assim a indústria a desenvolver e aprimorar a tecnologia. Outra empresa conhecida no ramo que também temos costume de usar o nome como modelo é a Luxeon.
O real termo técnico é Led de Alta Potência, ou em inglês "High Power LED" podendo encontrar em alguns textos com a sigla de HP-Led.
Com tal abertura de projeto existe uma gama enorme de modelos e tipos, ao tentar fazer uma procura por "High Power LED" no seu site de compras da china, ou outros até nacionais, podem custar muitas horas de buscas e resultados.
Para facilitar o reconhecimento e busca do modelo que melhor nos atende, a primeira dica é deixar a busca com mais dados:
Ex.: "High Power LED 3W Blue"
(abaixo falaremos mais sobre)
Depois se atentar as imagens, pois uma das características padrões é que em sua maioria o Led já vem ligado a uma base em formato circular/estrela, porem alguns fabricantes tem disponibilizado eles em separado, basta ter imagem abaixo em mente que vai lhe facilitar em encontrar:
Obs.: Muito comum tanto vendedores de lojas físicas, como compradores, usarem termo Led de Alto Brilho, porem este tipo de Led é uma versão diferente e não tem qual quer ligação com projetos para Sabre de Luz que estamos abordando, assim Led de Alta Potência é um e Led de Alto Brilho é outro.
Qual Devo Usar?
Já adiantamos o formato e visual que o Led possuí, mas além disso temos algumas características técnicas a serem consideradas, sendo a primeira a potência.
Todos os fatos de resultado da Luz em nosso sabre estão na dependência da potência do Led. A recomendação básica, que ao mesmo tempo torna mínima e permeia também por padrão é que tenham 3W (watts). Acreditem isso não é pouco, a maioria das lanternas táticas tem tal potência e sua abrangência de campo iluminado é muito alta.
Não temos documentação do motivo a qual essa foi escolha lá fora, mas suspeitamos que tenha vinculo com o pior vilão ligado aos HP-Led, que é quanto maior a potência mais quente ele a de ficar, assim o de 3W consegue entregar boa luminosidade sem criar grandes temperaturas.
O mercado é bem mais abrangente em potência destes leds, contudo irá encontra mais facilmente os de 1W, seguidos pelos de 3W, com maior raridade principalmente em localizar em cores únicas no formato que descrevemos os de 5W e 10W.
A "Mentira"!
Existe uma pegadinha muito comum encontrar em HP-LED de 3W nos modelos RGB, essa "mentira" é que na realidade eles tem 1W, isso ocorre pois o valor da potência das 3 cores somadas é 3W, mas cada cor tem sozinha apenas 1W, nisto quando usamos uma cor isolada como por exemplo apenas o vermelho (Red) a luz tende ficar fraca comparado a um Led de 3W unicamente vermelho.
Mesmo vale para o novato HP-LED RGBW em que vai encontrar marcado que tem 12W, mas como explicado antes serão 3x 3W de cada cor mais 3W do Branco.
Encontramos também um modelo chamado de "Triple" que usa principio semelhante, são led's de cor única ou modelos que alternam combinações de cores, porém no seu formato é composto de 3 Led’s em separados e não um único como nos anteriores.
Ao optar pelas compra de led RGB, RGBW ou Triple escolha os que já vem soldados a estrela, pois os contatos de soldas são próximos e pequenos assim requer alto nível precisão para solda-los.
Lente:
Diferente do led convencional que seu modelo de corpo define a abrangência da luz os HP-LED vem com abertura padrão em torno de 120° a 160°, de forma que para alterar o foco e abrangência da luz, dependemos de usar uma lente vendida à parte.
Estas são chamadas de Lentes Colimadoras, existem uma variação enorme de tipos, modelos, materiais e ângulos. Para nós que queremos focar em uma única linha dependemos de usar as com ângulo de 5° e 8º, para apresentam melhor resultado.
Quanto ao modelo recomendando que tenha encaixe perfeito ao led, isto segue orientação anterior de seguir visualmente com referência abaixo para encontrar a correta.
Existem os modelos que são apenas a lente, sem corpo adicional ou encaixe, alguns construtores que utilizam Led fora do modelo referencia tendem a usar está, mas o mais complexo dessa escolha é que tem que ser calculado manualmente a distância dela com o led para ter o resultado ideal e também criar algum tipo de encapsulamento para segurar e manter essa distância.
Dissipador de Calor:
Este tópico é o mais polemico e discutido entre os construtores, vamos expressar nosso ponto de vista e lógica, mas de forma alguma afirmaremos que isso é uma verdade única, estamos abertos ao debate (nosso grupo do Facebook serve para isso, se não entrou, entre).
No inicio desta postagem falamos que maior vilão dos HP-LED é que eles geram calor, como todo eletrônico isso não é uma coisa boa. Um dos motivos seria o que chamamos de ponto de fusão, que trata de um elemento esquentar tanto que ele rompe suas propriedades sólidas, deixando isto mais claro (com pouco de exagero) os pontos de solda que usamos podem vir a derreter e soltar.
Esse exemplo é bem fora da realidade, mas um dos mais simples para exemplificar o que pode ocorrer, o problema mais realístico em nosso cenário é que com alta temperatura o led pode vir a "queimar" (led's não queimam, mas a um desgaste da pedra que vai diminuindo a intensidade da luz até se extinguir por completo).
A forma de resolver esse problema é utilizando combinação de uma pasta térmica ou adesivo térmico junto a um dissipador que consiga conduzir e aliviar o calor.
Uma vez isso explicado começamos entrar nas discussões, pois alguns construtores alegam que o corpo circular (também chamado de estrela) a qual Led é soldado já serve como um dissipador básico, já outros debatem que é obrigatório uso de uma estrutura metálica adicional, seguido por variáveis desses dois.
O que vamos considerar é um pouco de cada uma, entrando mais nesse grupo de variáveis menores pelos seguintes motivos:
1 - Calor e tempo: O Led vai apresentar aquecimento equivalente ao tempo que permanecer ligado, a grande parte dos usuários de sabre faz isso em pequenos ciclos, mantendo o tempo de ligado abaixo do que permanece desligado, considerando isso realmente o conjunto Led e Estrela é o suficiente.
2 - Potência: Se está usando um Led de 3W em um corpo metálico o aquecimento vai ser baixo e o próprio corpo ajuda a dissipar este calor, então um projeto básico não teria obrigatoriedade do uso de algo adicional. À medida que subir a potência do Led ou tempo a qual vai ficar ligado justifica acrescentar dissipadores.
3 - Vida útil: Grande parte dos projetos nacionais que acompanhamos, tem sabres de em media a 3 anos estão sem dissipador (apenas a estrela base do led) continuam a funcionar normalmente, logo o acréscimo de um dissipador abre possibilidade de duração muito longa.
Alem desses apontamentos levantamos que a grande maioria dos sabres não tem circulação de ar interna, para melhorar a dissipação, o que torna uso de dissipador do tipo passivo.
Este tipo de dissipador tem a função coletar o calor de um único ponto e distribuir por sua superfície, materiais como cobre dão melhor resultando e mesmo este modelo tendo pouca eficiência, as temperaturas que um Led chega já gera um grande ganho.
Nosso mercado é bem escasso em encontrar dissipador de calor em tamanho e formato adequado ao nosso projeto de sabre, uma das alternativas que já lemos relatos, fora de modificar pequenos dissipadores de componentes de computador, porém esse procedimento bate no ponto de diminuir a eficiência, uma vez que fora alterado o projeto original que daria conta do calor.
Nosso adendo final referente esse assunto é que sempre que puder usar um dissipador, pois vai aumentar vida útil do teu sabre, isso se torna obrigatório caso eleve o led para valores maiores de 3w.
Montagem:
A montagem do HP-LED em si tem pequenas variações dependo da marca e modelo, sendo que algum já vem preso ao corpo circular para aplicação apenas dos fios aos terminais, ou como falamos anteriormente, soltos tendo que soldar o led ao corpo e os fios aos terminais.
Após essa etapa de solda, os outros paços da montagem é aplicação da lente que também muda a forma para cada fabricante, mas sua maioria é um sistema de encaixe e aplicação de um dissipador complementar ou não.
O grande truque para ter bom resultado fica a cargo de dois itens na lâmina, o primeiro que deve ser colocando celofane dentro do tudo de policarbonato, normalmente uma folha padrão enrolada já apresenta o resultado ideal e outro macete é na ponta colocar algum tipo material refletor servindo com um espelho ao led diminuindo a perda de luz no decorrer do sabre.
Em nossos testes o material refletor que apresentou melhor resultado foram fitas adesivas espelhadas, seguindo de um adesivo espelhado usado em aquários e por fim com pior resultado o papel alumínio.
A clara necessidade também do uso de resistores para que o Led não queime com cargas elevadas, a aplicação depende de cálculos com base nas informações técnicas do Led juntamente com a forma de alimentação, devemos aborda isso futuramente em outro material, porém adiantamos que em nosso texto anterior tem link para uma calculadora de resistores para led.
Para completar estas informações de montagem seguem alguns link's de vídeos em inglês que mostram um pouco mais do processo de soldagem e montagem dos led's
Conclusão:
Uso de HP-LED são ideais para sabres de combate, pois diminuímos o uso de componentes que o deixaria mais sujeito a danos e constantes reparos, porém tem seu nível de dificuldade ao depender de soldas precisas e alguns cálculos para não "queimar" o mesmo, mas no quadro geral é bem mais fácil e simples de montar um projeto com ele do que com led em cadeia que mostramos anteriormente.
Referencias e recomendação complementar de leitura:
Estudo de Lente para Sabres:
Anatomia do Power Led:
Obs.: Texto está sem revisão, qual quer erro que encontrar nos reporte.