19 de mar. de 2016

O que você precisa saber: LED em cadeia

Quem tem em mente fazer uma lamina com um belo resultado visual, não tão focado em combate, opta pelo uso de Led’s em cadeia. Neste caso, é bom se atentar a alguns detalhes que vamos narrar a seguir.

Esse texto é versão baseada, novamente, no material do espanhol Oriol "Menteausente" Fernandez.

Tamanho:

Esse é nosso Led padrão. Na imagem não da para reparar muita diferença visual, aparentando só estarem em distancias diferentes, mas pode ser encontrado como descrito na imagem em 5mm e 3mm.


Existem, porém, variações em formas e cores externas; mas são mais raras de se encontrar e não se aplicam ao nosso uso.

Cores:

O Led padrão pode ser encontrado nas cores de luz individuais Branca, Vermelho, Verde, Azul, Violeta (Pink), Amarelo e Laranja.

O comum é que tenham corrente de 20mA e voltagem de 2v no vermelho e amarelo e 3v para demais cores.

Vale ressaltar que em mesmo formato existem também os modelos RGB, modelo com duas cores e modelo com função de piscar. Para nosso tipo de projeto esses modelos não são utilizados, porém, como visto em nossa postagem na pagina do Facebook, há quem use o modelo RGB. Em alguns casos os modelos que piscam são usados em projetos com câmara de cristal ou para notificar funcionamento.

Formato e Lente:

Poucos sabem, mas o formato do Led tem vinculo com a abrangência de sua luminosidade, assim seu corpo funciona como uma lente.

Procurando um pouco no mercado nacional, o modelo de 200° não foi encontrado de forma alguma. Os demais modelos foram encontrados com algumas diferenças do listado pelo Oriol, como pode ser visto abaixo.


Não foi encontrada muita dificuldade para achar os modelos via internet, porém em lojas físicas até mesmo o padrão, em cores, se torna raro. Seus valores em quantidade são bem semelhantes, indo pela unidade de R$ 0,84 a R$ 2,50.

Qual é melhor:

Quanto maior abrangência da lente melhor vai ser o resultado, assim modelos com o "Flat" com 140° seriam a melhor escolha, mas nada impede de utilizar os demais modelos.

Olhando projetos pela internet, veremos que muitos usam o modelo Perfil Baixo de 120° e até mesmo o Padrão 20°, de forma que vai muito da escolha de cada um e o quanto está disposto a investir.

Quantidade Base:

Considerando que a nossa lamina possui tamanho mínimo de 80cm, sem nenhum espaço entre os Leds, o calculo fica aproximadamente o seguinte:

Led Padrão 5mm - 90 Led’s

Perfil Baixo - 145 Led’s

Cabeça Chata (Flat) - 150 Led’s

Montagem:

Devemos seguir respeitando lado positivo (perna maior) e negativo (perna menor) dos Led’s. Caso tenha cortado os terminais, ou for um LED usado, é possível descobrir o negativo olhando no corpo, onde verá um chanfro, não sendo arredondado como no lado positivo. Também é possível encontrar o negativo olhando dentro do LED, sendo o negativo com uma área maior que o lado positivo.



No video acima é mostrado claramente o processo de dobra a ser realizado em cada Led. É recomendado fazer pequenos conjuntos de 10 led’s e posteriormente juntar todos em uma única tira.

A necessidade de soldar cada junção, então, não é um processo para qualquer pessoa (crianças só com ajuda de um adulto, hein!).



Após o termino de todos enfileirados e soldados, deve ser aplicado fita adesiva inteiriça, sem emendas, ou tubo termo retrátil transparente, aumentando a resistência e revestir com Foam (conhecido também por aquele papel com textura de isopor, que vem cobrindo eletrônicos como monitores e tv’s, que pode ser encontrado também como polietileno expandido).

Obs.: Neste método se mantém a voltagem de 2v e 3v correspondente a cada cor citada no inicio e é somado os 20mA.

Considerando o primeiro valor, temos 2v com 20mA para quantidade de 90 Led’s. Logo pegamos 20mA e multiplicamos por 90, totalizando 1800 mA ou 1,8A total.

Conclusão:

Tentamos mostrar boa parte dos dados com ligação ao uso de Led em cadeia, exibindo suas pequenas diferenças.

Aqui só abordamos dados sobre o Led. Não vamos entrar na elétrica, pois isso tem que ser abordado à parte, de forma mais extensa. Para aqueles que tiverem urgência, consultem algum profissional de eletrônica.

Reforçamos que é uma técnica que da um ótimo resultado visual, porém aumenta a sensibilidade do projeto, tornando-o não recomendável para combates contínuos, pois o impacto pode abalar a junção do Led e perder a lamina toda, ou de tempos em tempos ter de refazer parte delas que sofreram os danos com impacto.

O custo e o gasto de tempo se tornam algo elevado, assim são poucas pessoas que optam por esse tipo de projeto, o deixando quase abandonado no exterior, sendo usado em sua maioria projetos de replicas mais realistas e não para uso em combate.

Referencias e recomendação complementar de leitura:

https://en.wikipedia.org/wiki/Light-emitting_diode

http://www.modeltrainsoftware.com/leds-for-minis-tips.html

- Revisão: DuMatriciano -